“Patriarca dos jumentos”, diz Camargo sobre Paulo Freire

Declaração do ex-presidente da Palmares ocorreu em postagem no Twitter

O ex-presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo (PL), descreveu o educador Paulo Freire como o “patriarca dos jumentos”. A declaração ocorreu em publicação no Twitter, nesta segunda-feira (9).

Na fala, o pré-candidato a deputado federal explicava ter acidentalmente trocado os nomes do sociólogo Gilberto Freyre pelo do patrono da educação brasileira em um post anterior. Camargo classificou o próprio erro como uma “ofensa à memória” de Gilberto.

“Troquei Gilberto Freyre por Paulo Freire. Como não há ferramenta de edição no Twitter (Elon Musk bem que podia dar um jeito nisso…), deletei. Foi uma ofensa à memória do grande sociólogo. Paulo Freire, como sabemos, é o patriarca dos jumentos. Lamento o erro e peço desculpas”, escreveu Camargo.

Na publicação anterior, ele havia citava o conceito de democracia racial do sociólogo pernambucano.

“Gilberto Freyre sempre teve razão. O racismo, no Brasil, é nutella. Racismo raiz é o dos Estados Unidos. Os negros daqui não passaram pelo que os negros norte-americanos passaram, e as queixas da militância, embora raivosas, são apenas mimimi vitimistas”, assinalou.

COMPARTILHAR