Passaporte da vacina: Museu barra entrada do ministro do Turismo

Gilson Machado ressaltou ser contra ‘qualquer medida de segregação entre brasileiros’

O ministro do Turismo, Gilson Machado, passou por constrangimento ao visitar Recife. Machado e sua comitiva foram barrados na recepção do Museu Cais do Sertão, na semana passada, devido à falta do passaporte da vacina.

Em nota obtida pelo jornal Folha de S.Paulo nesta sexta-feira, 24, Machado informou que está imunizado contra a covid-19. Segundo o ministro, ele portava o passaporte da vacina, mas integrantes da comitiva, não.

Machado ressaltou ser “contra qualquer medida de segregação entre brasileiros ou que vá contra o direito de ir e vir do cidadão”. O passaporte da vacina é exigido em Pernambuco por ordens do governador Paulo Câmara (PSB).

Mario Frias

O secretário nacional da Cultura, Mario Frias, informou no Twitter que sua família foi impedida de se hospedar em um hotel do Rio de Janeiro, na noite do sábado 18, por não ter apresentado o comprovante de vacinação.

Na cidade, a apresentação do documento é obrigatória desde 2 de dezembro, quando foi ampliada a lista de locais em que a comprovação é compulsória.

Outros constrangimentos além do passaporte da vacina

Um vídeo que circula desde a quinta-feira 23, as redes sociais tem provocado discussões acaloradas sobre liberdades individuais e a arbitrariedade de autoridades no Brasil quando o assunto é a vacinação obrigatória.

As imagens mostram um homem sendo expulso de sua própria pousada — ele também mora no local com a família — em Fernando de Noronha. O motivo: recusou-se a tomar a vacina contra a covid-19.

A polícia foi chamada para monitorar a ação. Nas imagens, é possível ver que o policial e uma agente de saúde do governo de Pernambuco empunham celulares para filmar a interdição do imóvel.

COMPARTILHAR