Países desenvolvidos fazem bloqueio de planos de produção de vacinas em nações emergentes

O Reino Unido e outros países ricos, estão bloqueando algumas propostas que poderiam ajudar nações em desenvolvimento a aumentar suas capacidades de fabricação de vacinas, segundo documentos obtidos por uma emissora de TV norte-americana.

Diversos países mais pobres pediram ajuda à Organização Mundial da Saúde (OMS), mas as nações mais ricas, como Reino Unido, Estados Unidos e União Europeia, estão rejeitando as propostas que poderiam permitir que isso acontecesse. A informação está em um texto de negociação de uma resolução da OMS sobre o assunto.

O porta-voz do governo do Reino Unido disse que o país é um dos maiores doadores às iniciativas internacionais para garantir que mais de um bilhão de doses de vacinas contra o coronavírus cheguem a países em desenvolvimento este ano.

A capacidade de diferentes países de produzir vacinas e medicamentos foi destacada pela pandemia e a interferência de países nestes assuntos é um problema antigo. O tema tem sido discutido na Organização Mundial do Comércio (OMC), com os países pobres e ricos em reunião em março deste ano.

COMPARTILHAR