Pacheco diz que atenderá ao STF e irá instalar a CPI da Covid

Presidente do Senado afirmou que “decisão judicial se cumpre e não se discute”

Após o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar que o presidente do Senado instale a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) informou que irá seguir a decisão.

O presidente do Senado disse considerar que o momento não era propício para instalar a CPI da Covid.

– Me mantenho firme e coerente com aquilo que penso, que é o fato de que existe, sim, neste momento de excepcionalidade da pandemia, um juízo de conveniência e de oportunidade em relação a essa CPI, que não deve ser instalada neste momento – apontou.

Pacheco, no entanto, explicou que iria cumprir a decisão judicial.

– Me renderei (…) a qualquer decisão judicial, porque sou consciente do fato de que decisão judicial se cumpre e não se discute – destacou.

A decisão de Barroso foi dada na noite desta quinta-feira (8) e atendeu a um pedido feito pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) para que Pacheco desse procedimento à instalação da CPI da Covid. O pedido de criação da comissão foi protocolado em fevereiro e assinado por 31 senadores.

O pedido de criação da CPI afirma que a intenção é “apurar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio para os pacientes internados” ocorrida no início de 2021.

A informação foi dada pela coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo

COMPARTILHAR