Integrantes do colegiado vão apresentar documento ao Tribunal Penal Internacional, em Haia
Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Senado vão apresentar o relatório final redigido pelo colegiado ao Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda, onde geralmente são julgados os crimes de guerra e contra a humanidade. A informação foi confirmada pelo vice-presidente do colegiado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), em sua conta no Twitter.
“Acabamos de receber resposta da procuradoria do Tribunal Penal Internacional, que fica em Haia. O Tribunal confirmou que nos receberá para que possamos apresentar o relatório com os resultados da CPI da Pandemia”, escreveu.
Ainda não há confirmação sobre a data em que o encontro acontecerá, mas os parlamentares brasileiros, que fazem oposição ao governo federal, provavelmente vão destacar à Corte os trechos do relatório em que acusam o presidente Jair Bolsonaro de “crimes contra a humanidade” em três episódios: estudos da Prevent Senior, crise em Manaus e ações voltadas para os povos indígenas.
Além da Holanda, os senadores também pretendem ir a outros destinos internacionais para apresentar o relatório – como a Genebra, na Suíça, para entregar o documento na Organização Mundial de Saúde (OMS); a Nova Iorque, para conversar com o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos; e a Washington, para levar o tema na Comissão Interamericana de Direitos Humanos.