Oposição vai convocar Aras para cobrar sobre pedidos da CPI

Senadores querem que o procurador-geral da República fale sobre ações tomadas após recebimento do relatório do colegiado

A oposição ao governo federal no Senado pretende montar uma estratégia para “cobrar” do procurador-geral da República, Augusto Aras, explicações sobre as ações tomadas por ele, após ter recebido o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. A principal medida será convocar o chefe da PGR para uma audiência na Casa.

De acordo com o colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles, senadores de oposição temem que Davi Alcolumbre proteja Aras, de quem é aliado, na Comissão de Constituição e Justiça, e, por isso, querem convocar o procurador-geral para a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle, cujo presidente é Reguffe, senador pelo Podemos do Distrito Federal.

No mês passado, o relatório final da CPI, apresentado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), pediu o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro, do senador Flávio Bolsonaro e do deputado Eduardo Bolsonaro. Como os três têm foro privilegiado, só serão investigados com o aval da PGR, comandada por Aras. Os senadores acusaram o presidente de nove crimes.

No dia 27 de outubro, os integrantes da comissão entregaram o relatório a Aras pessoalmente e fizeram uma reunião na qual cobraram que o procurador-geral da República tomasse atitudes. A PGR, contudo, informou que recebeu a documentação produzida pela CPI apenas duas semanas depois.

COMPARTILHAR