Onça-parda ‘atrapalha’ pregação de pastor (veja o vídeo)

Paulo Henrique Barreto da Silva gravava para seu canal no YouTube

Uma onça-parda “atrapalhou” o pastor Paulo Henrique Barreto da Silva, de 19 anos, enquanto gravava uma pregação em uma área de mata de Vinhedo (SP).

No domingo 20, Silva gravou o encontro inesperado e registrou o momento exato em que o felino percebe a sua presença e se afasta, sem atacá-lo.

No vídeo completo, a onça observa o homem por pelo menos cinco minutos antes de sair. “Jesus, tira essa onça daqui”, disse o pastor, durante o vídeo. “Meu Deus, tira essa onça daqui.”

O pastor encerrou o vídeo depois que a onça passou por ele. Apesar do susto, o rapaz manteve a calma, e o momento inusitado tem ganhado força na web.

O conteúdo seria publicado no canal que o jovem pastor mantém no YouTube. Nas redes sociais, o rapaz agradeceu a Deus por nada ter lhe acontecido e citou um trecho da Bíblia.

“O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos Leões”, disse Paulo Henrique. “E eles não me fizeram mal algum, porque foi achada em mim inocência diante dele e também diante de ti, ó Rei, não tenho cometido delito algum.”

Prefeitura comenta caso do pastor com a onça-parda

Segundo a prefeitura de Vinhedo, moradores da região confirmaram ter visto uma onça-parda em área próxima a residências.

“A presença de onças-pardas nas proximidades não deve gerar pânico”, informou a prefeitura em nota. “Esses animais têm um papel importante no equilíbrio do ecossistema local, ajudando a controlar as populações de presas naturais, como roedores, veados e capivaras.”

O órgão também disse que “ao agir com responsabilidade e respeito, podemos garantir um ambiente seguro tanto para os moradores quanto para a fauna”.

“A onça-parda (suçuarana) é um felino nativo da região e é conhecida por sua pelagem característica e agilidade”, explica a prefeitura de Vinhedo. A administração também fez um alerta para os cuidados nesse tipo de situação.

Por fim, o órgão apresentou dicas em caso de onça-parda aparecer diante das pessoas:

  • Caso aviste uma onça-parda, mantenha a calma;
  • Não se aproxime, persiga nem a capture;
  • Dê espaço para que o animal continue em seu rumo natural — por instinto, a onça vai buscar áreas de mata para se abrigar; e
  • Em casos de avistamento recorrente ou sentir que há um risco potencial, entre em contato com a Guarda Municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Assista o vídeo

COMPARTILHAR