O recado de Lira para os empresários

Presidente da Câmara manteve o tom de críticas ao governo Lula

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), participou de um encontro do Grupo Esfera com empresários na segunda-feira 5, em São Paulo. A plateia gostou do que ouviu. Lira disse que o governo Lula ainda vai precisar da sua ajuda. Com seis meses de governo, a gestão petista ainda não construiu uma base sólida na Casa.

Na votação da medida provisória (MP) dos ministérios, por exemplo, o governo jamais conseguiria aprovar a matéria sem o apoio de Lira — e ele só deu aval para a votação porque se sentiu chantageado pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Aos empresários, o presidente da Câmara ainda ressaltou que a responsabilidade pelo sucesso da agenda do governo no Legislativo “não é dele, mas do líder do governo”. E, segundo Lira, falta traquejo na articulação política dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

Na semana passada, Lira deu um duro recado ao governo: “Agora vai ter de andar com as próprias pernas. Não haverá mais nenhum tipo de sacrifício”.

Pautas econômicas

Lira comentou ainda sobre o arcabouço fiscal, que foi aprovado na Câmara recentemente, e, agora está no Senado. O senador Omar Aziz (PSD-AM), relator da proposta, teria garantido ao deputado alagoano que a matéria não teria grandes alterações e que seria aprovada com celeridade.

O arcabouço deve ser aprovado pela Casa revisora antes do recesso de julho — mesma data que o governo deseja votar a reforma tributária na Câmara, ao menos.

No sábado 10, Lira participa de outro encontro com empresários. Dessa vez, será um almoço promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), comandado pelo ex-governador de São Paulo João Doria.

Conforme noticiou o jornal Folha de S.Paulo, são esperadas 400 pessoas no evento. Arthur Lira deve manter o tom de críticas ao governo e falar das expectativas acerca das pautas econômicas.

COMPARTILHAR