O Globo ‘elege’ Lula presidente e Haddad governador

Prints mostram infográfico dando a vitória da dupla; depois de repercussão, jornal corrigiu as artes e emitiu uma nota

O jornal O Globo publicou nesta quinta-feira, 27, dois infográficos sobre o segundo turno das eleições. As artes mostram Lula eleito por 68,4 milhões de votos (51%), contra 65,2 (48,8%) milhões do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Também para governador de São Paulo o PT levou a melhor. Conforme as artes do Globo, o ex-prefeito Fernando Haddad venceu com 16,7 milhões de votos (56,7%), enquanto o ex-ministro Tarcísio de Freitas teve 12,8 milhões (43,2%).

Depois da polêmica, o jornal se pronunciou. “Os dados apresentados não são reais, obviamente, uma vez que as eleições só ocorrem no próximo domingo, mas, sim, fruto de um teste”, informou a publicação, em uma nota em seu site.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

“O Globo, assim como fazem diversos veículos de comunicação, realizou testes em seu ambiente de apuração como faz em todas as eleições com dados hipotéticos”, observou o jornal. “Não houve captação de qualquer informação da base de dados do Tribunal Superior Eleitoral, como se disse nas redes.”

BIZARRO: Globo publica infográfico de suposta “apuração” do segundo turno com Lula eleito e internautas viralizam imagens; VEJA

Amplamente divulgadas pelo jornal, as mais recentes pesquisas eleitorais mostram Lula e Bolsonaro em empate técnico no segundo turno, e possível vitória de Tarcísio no Estado de São Paulo.

COMPARTILHAR