O DVD (lembra dele?) faz 25 anos

Mídia ficou completamente ultrapassada em um quarto de século. Mas ainda há quem a compre

O DVD (Digital Video Disc) surgiu no Japão em novembro de 1996. Completa, portanto, seu 25° aniversário. O disquinho brilhante veio para substituir a fita VHS com muitas vantagens: som e imagem digitais, tela widescreen, trilha sonora multicanal, “extras” com bastidores, trailers, possibilidade de assistir no computador, etc. Em pouco tempo, os disquinhos dominaram o mercado. Com a evolução da tecnologia de entretenimento, envelheceram em pouco tempo.

Em 2006, o Blu-ray chegou ao mercado com muito mais capacidade de armazenamento e alta definição de imagem e som. Mas muito em breve o novo disquinho também estava ultrapassado por dois fatores: o surgimento do streaming e a padronização de imagem 4K.

E, 25 anos depois, os velhos DVDs ainda estão à venda. Alguns nostálgicos ainda se apegam à mídia. Ela ainda representa a posse de um título. Afinal, um filme/série/show pode sumir de um momento para o outro nos serviços de streaming. Mas nem essa posse é segura. A vida útil de um DVD costuma durar de dez a 20 anos em média.

Este vídeo de propaganda (em inglês) mostra o impacto causado pela chegada dos DVDs:

COMPARTILHAR