Bruno Dantas afirmou que ‘repetiria cada palavra pronunciada’ pelo presidente do TSE sobre a ‘segurança’ do processo eleitoral
O novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, disse nesta quarta-feira, 14, que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, encarna a “defesa da democracia e das instituições”.
“Quebrei o protocolo e fiz que estivesse presente em nossa mesa esse homem que encarna a defesa da democracia e das instituições”, disse Dantas, referindo-se a Moraes, em seu primeiro discurso como presidente do TCU.
No mesmo pronunciamento, Dantas agradeceu pela presença do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do vice, Geraldo Alckmin (PSB), em sua cerimônia de posse.
Ao comentar o discurso proferido por Moraes na segunda-feira 12, durante a cerimônia de diplomação de Lula, Dantas afirmou que compartilha do mesmo pensamento. Na ocasião, ao defender o processo eleitoral, o presidente do TSE disse que iria responsabilizar “extremistas autoritários” que “atacarem” a democracia. “Eu poderia, ministro Alexandre de Moraes, repetir cada palavra pronunciada”, salientou o novo presidente do TCU.
Nova era
Dantas foi eleito na quarta-feira 7. Desde julho deste ano, ele exercia o cargo como interino, quando a ex-ministra Ana Arraes se aposentou. O vice-presidente do tribunal será Vital do Rêgo.
O novo presidente do TCU foi relator de diversos processos de relevância no tribunal. Em outubro deste ano, foi responsável por organizar o grupo de auditores do TCU que fiscalizou a contagem de votos e os dados das urnas eletrônicas nas últimas eleições.