Nova Iorque será o primeiro estado americano a lançar um “passaporte de vacina” contra o vírus chinês que deverá ser usado para entrar em determinados locais. O anúncio foi feito pelo governador democrata Andrew Cuomo nesta sexta-feira (26).
O programa, apelidado de “Excelsior Pass”, é um aplicativo que permitirá aos nova-iorquinos comprovar seu estado de vacinação ou histórico recente de teste negativo para a Covid-19. Somente assim será possível ter acesso a eventos.
Os principais locais de NY, como o Madison Square Garden e o Times Union Center em Albany, começarão a usar o aplicativo na próxima semana. Em 2 de abril, o Excelsior Pass será exigido para eventos de artes, entretenimento e eventos menores.
“[Será] Semelhante a um cartão de embarque de uma companhia aérea. Os indivíduos poderão imprimir seu cartão ou armazená-lo em seus smartphones usando o aplicativo Excelsior Pass Wallet”, explica o comunicado de Cuomo à imprensa. “Cada passe terá um código QR, que as empresas e locais participantes podem escanear usando um aplicativo complementar para verificar a prova de resultados negativos do teste ou prova de vacinação. Os dados de um indivíduo são mantidos seguros e confidenciais o tempo todo”.
De acordo com as informações do NY Post, o aplicativo não mostrará nenhuma informação de saúde quando escaneado, apenas mostrará um “x” verde caso a pessoa tenha sido imunizada ou testado negativo para o vírus, ou um “x” vermelho, em caso contrário.