Nikolas propõe criar grupo sobre greves nas universidades federais

Greve já dura mais de 50 dias

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, protocolou um requerimento para criar um grupo de trabalho para debater a greve das universidades federais e institutos federais que estão em greve há mais de 50 dias.

“Já são quase 60 dias de greve, mais de 100 instituições paralisadas, atingindo um total de 400 campus em todo o país. A falta de diálogo do governo Lula não é só com o Congresso Nacional, mas também com os profissionais da Educação e alunos. É hora do Parlamento, sobretudo a Comissão de Educação, articular e cooperar para que as demandas necessárias sejam atendidas e a greve se encerre”, declarou Nikolas.

Universidades e institutos federais entraram em greve para exigir o aumento salarial em 7,06% ainda no ano de 2024. Os profissionais ainda pedem um segundo aumento em janeiro de 2025 de 9% e o terceiro aumento, desta vez de 5,16%, em 2026.

Até o momento, o governo federal não aceitou negociar com a categoria que é representada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior e pela Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico.

COMPARTILHAR