O ex-parlamentar volta à Câmara dos Deputados por ser o primeiro suplente do PL de Mato Grosso
O ex-deputado federal Nelson Barbudo (PL-MT) será convocado para assumir a vaga deixada por Amália Barros (PL-MT), que morreu no último domingo, 12. A parlamentar, de 39 anos, teve complicações depois de realizar uma cirurgia para a retirada de um nódulo no pâncreas. Estava internada desde 1º de maio no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.
O suplente de Amália Barros é Nelson Ned Previdente, mais conhecido como Nelson Barbudo, e tem 64 anos. Foi parlamentar na legislatura passada (2019-2022), ao ser eleito como o mais bem votado de Mato Grosso. Conseguiu uma cadeira na Câmara pelo antigo PSL, com 126.249 votos.
Nelson Barbudo conseguiu 53.285 votos ao tentar a reeleição. O número não foi o suficiente para garantir uma vaga na Câmara dos Deputados, mas tornou-se o primeiro suplente pelo PL de Mato Grosso. Por isso, assume vaga de Amália Barros.
Em seu primeiro mandato, o então deputado, que é agricultor, atuou como líder da chamada bancada ruralista. Foi autor de projetos de lei, como o da ampliação e regulamentação da caça de animais silvestres no Brasil.
Barbudo também apresentou uma proposta em que proibia o termo “carne” em alimentos que não são de origem animal. Além disso, também escreveu um projeto em que limita os valores das multas ambientais. Todas as proposições seguem em tramitação na Casa Baixa.
Amália Barros morre aos 39 anos
Amália Barros morreu na madrugada deste domingo, 12, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. A parlamentar estava internada desde 1º de maio na unidade.
A deputada precisou ser hospitalizada para fazer uma cirurgia para a retirada de um nódulo no pâncreas no início de maio. Depois da remoção, a deputada passou a apresentar complicações que geraram uma série de intervenções médicas.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decretou luto oficial de um dia pela morte de Amália Barros. Determinou que a bandeira nacional será “hasteada em funeral, a meio mastro” pelo período de um dia.
Pelas redes sociais, o presidente da Câmara também lamentou a morte da colega de Casa. “Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos da nossa querida deputada Amália Barros, uma jovem lutadora pelas causas de Mato Grosso e da visão monocular”, declarou.
A deputada federal foi velada na tarde do último domingo, 12. O enterro será às 11h desta segunda-feira, 13, no Cemitério Municipal da Saudade, localizado na Avenida da Saudade, em Mogi Mirim.