Ensaio para a missão Artemis I ocorre no Centro Espacial Kennedy, na Flórida
A Nasa deu um importante passo nos preparativos para a Artemis, primeira missão à Lua desde 1972. A agência espacial norte-americana iniciou, nesta sexta-feira (1°), seu último teste de design com o foguete Space Launch System (SLS). Os dados reunidos serão usados para marcar uma data de lançamento.
Primeira parte da missão, a Artemis-1, consiste em um voo lunar não tripulado, que deve ocorrer em maio ou junho. Ela precede um outro voo que será tripulado e deve ocorrer até 2025, quando a agência levará a primeira mulher e a primeira pessoa de cor até a superfície lunar.
O ensaio com o foguete SLS, que possui 98 metros de altura, ocorre no Complexo do Lançamento 39B do Centro Espacial Kennedy na Flórida. O teste teve início com uma chamada para as estações às 18h (horário de Brasília) desta sexta-feira (1º) e seguirá até a noite de domingo (3), terminando com as contagens regressivas finais.
O teste consiste em simular todas as etapas do lançamento sem que o foguete saia da plataforma. O primeiro passo é ligar o SLS e a cápsula Orion, fixada na parte superior acesa.
Em seguida, carrega-se os tanques do foguete com 3,2 milhões de litros de combustível propelente superfrio. O ensaio continuará com uma contagem regressiva completa e a realização de outras checagens.
A contagem terminará dez segundos antes do lançamento, que não ocorrerá. O combustível será drenado dos tanques e o foguete retornará com a cápsula para o espaço de montagem. Lá, o resultado do teste será minuciosamente avaliado.
“Trata-se da última verificação do design antes do nosso lançamento”, explicou Tom Whitmeyer, alto funcionário da Nasa, em entrevista coletiva.