Cientistas da Nasa, a agência espacial americana, divulgaram nesta sexta-feira (19) a primeira foto colorida de Marte captada pelo Perseverance —robô que pousou no solo do planeta vermelho nesta quinta (18).
A imagem, que mostra o solo acidentado e um pouco do céu, é a primeira com cores naturais. As anteriores haviam sido coloridas artificialmente.
Veja:
Durante conferência, os funcionários da Nasa também disseram estar extremamente satisfeitos com a aterrissagem, que aconteceu num local “sem pedras, encostas ou grandes declives”, descreveram.
Os pesquisadores também mostraram outras fotos inéditas.
A cratera de Jezero, onde o Perseverance está agora, foi escolhida por mostrar sinais promissores de já ter abrigado vida. Há bilhões de anos, o local era o delta de um rio, que pode abrigar micróbios marcianos fossilizados.
“O robô está ótimo e passa bem na superfície de Marte, continua altamente funcional e incrível”, disse Pauline Hwang, gerente estratégica da missão do robô.
Os cientistas da Nasa disseram ainda que aguardam para ver se o áudio do rover funciona —se sim, poderemos ouvir pela primeira vez os sons daquele planeta.
A agência já havia tentado incorporar microfones em outras missões anteriormente. Uma delas, a Polar Lander, falhou, e a outra, Phoenix Lander, nunca ligou o instrumento.