O jornalista Gerson Camarotti disse, na TV Globo, que a popularidade em queda de Lula (PT) “é resultado do conjunto da obra”. Ele deu declarações durante o telejornal Bom Dia Brasil, nesta segunda-feira (18).
Ainda segundo Camarotti, o governo Lula é analógico em tempos digitais. “Popularidade em queda é resultado do conjunto da obra. Mas alguns pontos precisam ser resolvidos. Lula tem errado muito no discurso, especialmente quando fala de política externa, seja Venezuela, seja falando de Israel. Então, isso se volta contra ele”, avaliou.
O petista se encontra em um momento tumultuado quando o tema é sua popularidade. Nesta segunda-feira, Lula realizou a primeira reunião ministerial do ano, exatamente com uma pauta que visa cobrar o andamento de programa e ações governamentais. O que ocorre, no entanto, é que a sequência de crises está mais relacionada a posicionamentos ideológicos do presidente que de seus ministros.
Em fevereiro, Lula comparou o ataque de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler, em uma fala que gerou fortes críticas contra o petista. Depois, o chefe do Executivo brasileiro criticou a oposição ao regime do ditador venezuelano Nicolás Maduro e pediu “presunção de inocência” contra irregularidades cometidas pela gestão dele.
Na última pesquisa Quaest, divulgada no dia 6 de março, a avaliação negativa do governo subiu cinco pontos percentuais (34%), encostando na positiva (35%). A desaprovação do presidente, por sua vez, passou de 43% em dezembro para 46% agora. Entre os evangélicos, o índice de reprovação chegou a 62%.