Mourão sobre regime militar: “Importante legado”

O regime militar foi instituído em 31 de março de 1964

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) fez um pronunciamento no plenário do Senado, nesta quinta-feira (30), comentando sobre o regime militar de 1964 que, nesta sexta (31), completou 56 anos.

Segundo o ex-vice-presidente, os militares aprenderam com o regime e foi neste período histórico que a democracia brasileira foi fortalecida.

“É praticamente impossível não encontrar na vida do país os traços e antecedentes das reformas empreendidas naquele período, que dinamizaram sua sociedade e, acima de tudo, fortaleceram a democracia brasileira, que, pela primeira vez na história republicana, teve um regime inaugurado sem golpe de Estado”.

Mourão falou ainda que o período de 1964 a 1985 deixou um “importante legado” para o Brasil e “foi responsável por criar as condições para que as instituições políticas, econômicas e sociais funcionassem na plenitude democrática”.

Ainda assim, ele disse que os militares conseguiram aprender com a história, ao contrários daqueles que “insistem em tirar o 31 de março do seu lugar, que é a história”.

“Os militares brasileiros conhecem muito bem o seu papel nesta democracia, fruto de suas origens, de sua formação e pela história. Quem parece não conhecer são os que, achando-se donos da história, pretendem dirigir o país com os olhos no retrovisor. É para frente que se anda!’, pontuou.

Veja o vídeo

COMPARTILHAR