Mourão sobre Moraes: “Juiz não pode conduzir inquérito”

Vice-presidente critica atuação do ministro

Depois de participar da cerimônia de hasteamento da bandeira na terça-feira (7), o vice-presidente Hamilton Mourão fez um aceno ao presidente Jair Bolsonaro, ao criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

“Eu tenho ideia clara [de] que o inquérito que é conduzido pelo Alexandre de Moraes não está correto. Juiz não pode conduzir inquérito”, avaliou o vice-presidente.

Em agosto, o ministro do STF incluiu o presidente da República no inquérito das fake news, gerando revolta entre os apoiadores do governo. Em seu discurso na terça, o chefe do Planalto disse que não vai cumprir decisões do magistrado e afirmou ser necessário “enquadrá-lo”.

Na avaliação de Mourão, “tudo se resolveria” se o inquérito nas mãos de Moraes passasse para os cuidados da Procuradoria-Geral da República. O atual PGR, Augusto Aras, é considerado um aliado político do Planalto.

“A gente precisa distensionar. Existem cabeças ali dentro [no Judiciário] que entendem que isso foi além do que era necessário Conversando a gente se entende”, acrescentou o vice-presidente sobre a tensão entre Executivo e STF.

Nesta quarta-feira (8), Mourão não quis comentar os discursos feitos por Bolsonaro devido a uma “questão ética”, mas avaliou as manifestações como “expressivas”. “É uma mudança isso aí porque as ruas sempre foram domínio da esquerda”, declarou.

As declarações foram feitas antes de o vice-presidente embarcar para uma agenda na Amazônia.

COMPARTILHAR