Moraes é eleito presidente do TSE

Ministro vai assumir cadeira apenas em agosto

O ministro Alexandre de Moraes foi eleito nesta terça-feira, 14, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele assume o comando da Corte em 16 de agosto e comandará as eleições deste ano. O atual presidente do TSE é Edson Fachin, que permanece no cargo até Moraes ser empossado. Ricardo Lewandowski assumirá como vice-presidente.

O tempo de permanência no cargo é de dois anos — podendo ser prorrogado por igual período uma vez. Compõem o TSE três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas oriundos da advocacia.

Em seu discurso depois da eleição, Moraes afirmou que a “Justiça Eleitoral existe para garantir que o exercício da democracia seja realizado de maneira segura, transparente e confiável. Isso é que o legislador constituinte de 1988 consagrou à Justiça Eleitoral”.

Posteriormente, Moraes afirmou que as urnas eletrônicas são confiáveis. Ele disse ainda que não vai admitir ações do que classificou como “milícias virtuais” na disputa eleitoral deste ano.

COMPARTILHAR