Evento ocorre entre os dias 27 de novembro a 1° de dezembro
Nesta quinta-feira (24), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, convidou “hackers do bem” e outros cidadãos brasileiros a se inscreverem para testar publicamente a segurança das urnas eletrônicas.
Chamado Teste Público de Segurança das Urnas e dos Sistemas de Votação e Apuração (TPS), o evento ocorre entre os dias 27 de novembro a 1° de dezembro no edifício-sede da Corte.
“Qualquer brasileira ou brasileiro pode participar, de forma individual ou em grupos de até cinco pessoas. Esse momento é importante para que todos os especialistas em tecnologia, os chamados “hackers do bem”, possam testar as urnas e os sistemas eleitorais, para verificar segurança, tentar identificar alguma vulnerabilidade, para que sempre possamos aprimorar a segurança das urnas”, declarou o magistrado.
Essa é a sétima edição da testagem, e as inscrições para participar são feitas mediante o site do TSE. Segundo a plataforma, o objetivo da iniciativa é “fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, bem como propiciar o aperfeiçoamento do processo eleitoral”.
“Quando uma eleição acaba, já começam a trabalhar para preparar as próximas eleições, no caso as Municipais de 2024, que serão presididas pela ministra Cármen Lúcia”, completou Moraes.