Monark foi censurado por criticar censura de Moraes, diz relatório

Youtuber brasileiro foi citado em documento dos Estados Unidos com mais de 500 páginas

O documento divulgado nesta quarta-feira (17), pela Comissão de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos afirma que o youtuber Bruno Aiub, o Monark, foi censurado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O motivo teria sido, justamente, o influenciador criticar a censura.

Quando Monark teve seus perfis nas redes sociais suspensos, Moraes justificou a decisão dizendo que ele havia propagado fake news sobre o STF.

Uma das declarações polêmicas de Monark aconteceu na rede social Rumble, que não opera mais no Brasil. Na época, o influenciador afirmou que Moraes gasta fichas políticas ao censurar as pessoas e questionou o motivo de o Supremo estar disposto a pagar esse custo.

“Toda vez que o Supremo faz um movimento desse [determina o bloqueio de contas], ele gasta fichas políticas. Isso tem um custo para ele (…) Então, por que ele está disposto a pagar este custo? Por que ele está disposto a garantir uma não transparência nas eleições?”, questionou o youtuber.

E continuou:

“A gente vê o TSE censurando gente, a gente vê o Alexandre de Moraes prendendo pessoas, você vê um monte de coisa acontecendo, e, ao mesmo tempo, eles impedindo a transparência das urnas? Você fica desconfiado, que maracutaia está acontecendo nas urnas ali? Por quê? Por que o nosso sistema político não quer deixar o povo brasileiro ter mais segurança? Qual é o interesse? Manipular as urnas? Manipular as eleições?”, continuou.

Câmara dos EUA divulga relatório sobre a censura no Brasil

Para a Câmara norte-americana, Moraes não ficou satisfeito com o que Monark falou sobre ele e, por isso, o censurou.

Em fevereiro de 2022, antes de ter seus perfis bloqueados, Monark afirmou que “deveria existir um partido nazista legalizado no Brasil”. A ocasião era uma entrevista com os deputados federais Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP), no Flow Podcast, do qual era um dos apresentadores.

A repercussão negativa da declaração levou à saída do influenciador do Flow. Posteriormente, ele criou um novo podcast chamado Monark Talks, no Rumble.

COMPARTILHAR