Modelo transexual representará Holanda no Miss Universo

Rikkie Valerie Kollé será segunda transgênero a competir no concurso internacional

O concurso Miss Holanda coroou, neste sábado (8), a modelo transgênero Rikkie Valerie Kollé, de 22 anos, que concorria com outras nove finalistas. Diante da decisão, Kollé se tornará a segunda mulher transexual a disputar o Miss Universo, que ocorrerá em El Savador este ano.

“Ela tem uma história forte com uma missão clara. O júri está convencido de que a organização vai gostar de trabalhar com esta jovem”, disseram os jurados do Miss Holanda.

Rikkie Kollé iniciou a transição de gênero ainda quando era criança, aos 8 anos de idade. Em seguida, passou a se apresentar como mulher aos 11 e mudou seu nome. Aos 16 anos, Kollé passou a tomar hormônios femininos, e este ano passou pela cirurgia de mudança de sexo.

Antes de Rikkie, apenas uma modelo transexual havia participado do concurso a nível internacional. Trata-se de Angela Ponce, a Miss Espanha 2018.

Atualmente dirigido por uma empresária tailandesa transgênero chamada Anne Jakrajutatip, o Miss Universo autorizou que transexuais competissem desde 2012.

COMPARTILHAR