Ministro Paulo Guedes é atacado por defensores da China após dizer que vacina dos EUA é mais eficaz que CoronaVac

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, virou alvo de ataques nesta quarta-feira (28) após ter afirmado que os chineses inventaram o coronavírus e têm vacina com a eficácia mais baixa que os imunizantes desenvolvidos nos Estados Unidos.

“O chinês inventou o vírus, e a vacina dele é menos efetiva do que a americana. O americano tem 100 anos de investimento em pesquisa. Então, os caras falam: ‘Qual é o vírus? É esse? Tá bom, decodifica’. Tá aqui a vacina da Pfizer. É melhor do que as outras”, disse ontem (27) durante uma reunião do Conselho de Saúde Complementar (Consu).

O ministro não sabia que o encontro estava sendo gravado e transmitido nas redes sociais do Ministério da Saúde. Quando foi informado da gravação, pediu que o vídeo não fosse ao ar e o conteúdo foi removido da internet.

Após a declaração, o ministro Paulo Guedes foi rechaçado, sofrendo ataques da imprensa e de deputados, que saíram em defesa do Partido Comunista Chinês.

O deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), presidente da frente parlamentar Brasil/China na Câmara, emitiu nota taxando as declarações de Guedes como “lamentáveis”.

Após a repercussão, o ministro da Economia disse que usou “uma imagem infeliz” ao dizer que a China inventou o vírus. Guedes afirmou em entrevista coletiva que não temia repercussões negativas e que o chanceler Carlos Alberto Franco França entraria em contato com a Embaixada da China para “tirar o mal-entendido“.

Com informações do Terça Livre

COMPARTILHAR