O Ministério da Saúde autorizou na última sexta-feira, 19, a criação de mais 1.499 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que irão atender exclusivamente pacientes adultos com covid-19 grave. A decisão atenderá 70 municípios do Brasil e tem caráter temporário e excepcional.
A verba já foi liberada para 16 Estados e o Distrido Federal: Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal. O valor do repasse é de R$ 71,9 milhões, retroativo ao mês de março.
Segundo o Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz, das 27 unidades federativas, 24 estados e o Distrito Federal encontravam-se nesta semana com taxas de ocupação de leitos de UTI adultos para covid no Sistema Único de Saúde, iguais ou superiores a 80%, sendo que destas, 15 estavam com taxas iguais ou superiores a 90%. Em relação às capitais, 25 das 27 possuem taxas iguais ou superiores a 80%, sendo 19 delas superiores a 90%.