Mesmo tendo se manifestado e criticado o ministério da Saúde, Gilmar Mendes será o relator da ação do PT contra o ministro Queiroga

Deputados petista apresentaram ação devido a um “apagão” de dados no Ministério da Saúde

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu quem será o relator de uma ação apresentada à Corte por deputados do PT contra o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O responsável será o ministro Gilmar Mendes, decano da Corte.

A ação foi enviada ao STF após um “apagão” de dados no Ministério da Saúde sobre a situação da pandemia de Covid-19. Os deputados apontam “a persistência desse apagão no Ministério da Saúde, cuja existência, criminosa ou não, prejudica a sociedade brasileira como um todo, dificultando sobremaneira, as políticas públicas sérias para enfrentamento da doença”.

Os petistas também destacaram que a “ausência de informações confiáveis ou a inexistência de informações do principal órgão gestor de políticas públicas para a saúde no país, num momento de agravamento da pandemia, mostra muito da gestão administrativa da saúde e da administração executiva no país”.

Na segunda-feira (10), antes de ser escolhido como relator da ação no STF, o ministro já havia se manifestado sobre o tema em suas redes sociais.

“O restabelecimento dos sistemas de atualização dos boletins epidemiológicos deve ser tratado como prioridade. Há semanas os estados e municípios enfrentam dificuldades em informar os casos de contaminação e de internação. O #ApagaoNaSaude inviabiliza o enfrentamento da pandemia”, escreveu.

COMPARTILHAR