Médicos retiram 800 gramas de cabelo de estômago de criança

Menina possui síndrome da Rapunzel, que a leva a comer os próprios fios capilares

Uma menina indiana de 9 anos, comeu secretamente seus próprios fios capilares por mais de um ano até precisar recorrer ao hospital com severas dores na barriga. Na unidade de saúde, os médicos descobriram que a criança possuía uma massa de 800 gramas de cabelo revestindo todo o estômago e precisaram fazer uma cirurgia de emergência. O caso ocorreu em Mehsana, Gujarat, no oeste da Índia.

Yadav possui um raríssimo distúrbio chamado tricofagia ou síndrome de Rapunzel. A condição leva a pessoa a sentir uma vontade intensa de ingerir os cabelos. O ato é perigoso e pode ser fatal, pois o estômago não consegue digerir os fios capilares, o que gera a formação de emaranhados de pelo que podem atingir até mesmo o intestino delgado.

A tricofagia costuma atingir crianças, embora também possa afetar adultos, especialmente as mulheres. Ela está relacionada a outro distúrbio chamado pica, que provoca desejo de ingerir substâncias sem valor nutricional, como terra, papel, sujeira, gelo ou argila.

Segundo o Dr. Rakesh, chefe do Departamento de Pediatria que atendeu Nancy, o tratamento para esse tipo de síndrome envolve também a psiquiatria.

Embora a cirurgia seja essencial para remover a massa obstrutiva e aliviar os sintomas, é igualmente importante obter uma opinião psiquiátrica e fornecer o aconselhamento necessário

Informações do jornal The Sun

COMPARTILHAR