Para auxiliar pacientes que relataram perda de olfato após o contágio pela covid-19, o otorrinolaringologista Alexandre Colombini aplica um método que auxilia na recuperação do bem-estar e da própria saúde dos pacientes, já que sentir o cheiro pode ajudar a pessoa em recuperação a ter vontade de se alimentar.
Embora seja considerado um dos sintomas mais comuns durante e após a covid, a condição que surge de maneira repentina e intensa pode ser atenuada e assim o paciente recupera a capacidade de sentir cheiros. Colombini explica que “Cerca de 65% das pessoas infectadas com o coronavírus experimentam alterações no paladar ou no olfato. Isso ocorre mesmo sem a presença de outros sintomas respiratórios como o nariz entupido, por exemplo”, diz.
O especialista afirma que o treinamento olfatório, composto de uma técnica simples e que pode ser reproduzida em casa, é eficiente para que a capacidade olfativa seja recuperada. O especialista recomenda que a técnica de reabilitação seja realizada duas vezes ao dia, por pelo menos três meses consecutivos.