Marcos Pontes anuncia vacina do governo federal, pedido de testes à Anvisa foi feito antes de anúncio de Doria

Declaração foi dada horas depois do governador de São Paulo, João Doria, divulgar que o Butantan desenvolve uma vacina 100% nacional

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, anunciou nesta sexta-feira, 26, que o governo federal pediu à Anvisa autorização para a realização de testes clínicos de uma vacina nacional contra a covid-19. O imunizante é desenvolvido na USP de Ribeirão Preto.

A declaração foi dada horas depois do governador de São Paulo, João Doria, divulgar que vai pedir à agência autorização para o início dos testes de uma vacina 100% nacional desenvolvida pelo Instituto Butantan. Documento divulgado pelo ministro (foto abaixo) mostra que o pedido de testes foi protocolado na quinta-feira, 25, portanto, antes do anúncio do governo paulista.

“Do meu ponto de vista, não tem nada a ver um fato com o outro”. Ele continuou: “Deve ter sido uma coincidência que ele apresentou em São Paulo essa outra possibilidade, o que é bom para o país, a gente precisa ter várias vacinas nacionais”.

Segundo Pontes, os cientistas brasileiros vem trabalhando na elaboração das vacinas desde fevereiro do ano passado. Apesar de ainda não definido, o nome do imunizante deve conter as letras BR, em alusão ao Brasil.

Vacina de Ribeirão Preto

A pesquisa é coordenada pelo pesquisador Célio Lopes Silva, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, em parceria com a empresa brasileira Farmacore Biotecnologia e a PDS Biotechnology Corporation.

Fonte: Revista Oeste

COMPARTILHAR