A comissão irá investigar possíveis abusos de autoridade dos juízes das cortes superiores
Nesta terça-feira (21), o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) protocolou na Câmara dos Deputados um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar abusos de poder cometidos por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Pelas redes sociais, o parlamentar explicou o seu pedido, defendeu as liberdades fundamentais dos cidadãos e criticou o que ele considera ilegal por parte dos magistrados da Suprema Corte que também compõe a Justiça Eleitoral.
Na justificativa do pedido de CPI, Van Hattem vai citar casos como a decisão de bloquear as contas bancárias de 43 pessoas identificadas como possíveis financiadores das manifestações contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Entre elas estava a Rodobens, um banco que nega qualquer participação nos atos dos caminhoneiros, mas como há motoristas com veículos financiados por eles, que só passarão para o nome dos verdadeiros donos depois do pagamento de todas as parcelas – o banco foi punido.
Outros atos de Moraes foram questionados pelo deputado que ainda hoje começaria a recolher assinaturas para acelerar a abertura da CPI.