Manifestantes apedrejam gabinete de Cristina Kirchner

Protesto se deu contra a aprovação de um acordo com o FMI

A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, publicou um vídeo nesta sexta-feira, 11, mostrando o seu gabinete no Senado vandalizado, após ser atingido por pedras. O ataque ocorreu depois de um protesto contra um acordo para renegociar a dívida que o país tem com o Fundo Monetário Internacional.

“Um pequeno grupo de manifestantes começou a atacar intensamente com pedras o Congresso”, escreveu Cristina, nas redes sociais, ao compartilhar um vídeo mostrando como sua sala ficou. “As imagens que vocês estão vendo são de meu escritório depois das pedras”, acrescentou a vice-presidente.

Na Argentina, o vice-presidente da República ocupa também a chefia do Senado. Por isso, Cristina tem um gabinete na Casa.

Cristina Kirchner e o acordo com o FMI

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou o acordo assinado com o FMI para reestruturar uma dívida de US$ 45 bilhões (R$ 225 bilhões), que agora deve receber aval do Senado para se tornar lei. O acordo, que autoriza o refinanciamento da dívida, foi aprovado por 202 votos a favor, 37 contra — incluindo governistas — e 13 abstenções. De autoria do governo, o texto deve passar pelo Senado, visto que é comandado por Cristina.

Com informações da Revista Oeste

COMPARTILHAR