Série da Netflix chamou atenção por história de faxineira, mas relação com a mãe dela também tem grande importância
Embora Maid, da Netflix, possa não ter atraído a mesma atenção que Round 6, certamente ela ganhou popularidade desde que estreou na plataforma, no último mês.
A minissérie em dez episódios, que conta a história de uma jovem mãe chamada Alex (Margaret Qualley) que se torna faxineira para sobreviver depois de deixar seu parceiro abusivo, não só atraiu a atenção da cineasta Ava DuVernay, mas atingiu oficialmente 67 milhões de contas durante as primeiras quatro semanas na Netflix.
No entanto, enquanto a maioria dos comentários em torno da série, que se baseia nas memórias da autora Stephanie Land se concentrou em seu retrato do abuso emocional de Alex e na sua luta pela independência financeira, existe um outro aspecto muito importante. E que infelizmente não recebeu tanta atenção assim. Estamos falando da dinâmica complicada entre Alex e sua mãe, Paula (Andie MacDowell).
História entre Alex e Paula é muito importante em Maid
As atrizes que vivem Alex e Paula são, na vida real, mãe e filha. E tal fato realmente acrescenta gravidade a esse aspecto da história. Mas a montanha-russa de altos e baixos que Alex e Paula percorrem ao longo dos 10 episódios da série, realmente contribui para sua dinâmica. E a torna tão parte importante e significativa da história de Maid.
Desde o primeiro episódio, o espectador deseja que Paula seja uma figura materna para Alex, apesar de como ficou claro que ela falhou no passado. E, de certa forma, ela cumpre esse papel – ela está disposta a cuidar e ser avó de Maddy (Rylea Nevaeh Whittet). Ela ajuda Alex a mudar os móveis para seu apartamento quando ela consegue acomodação pela primeira vez. E ela permite que elas durmam em seu trailer quando elas se tornam sem-teto.
Mas, apesar disso, Paula também decepciona a filha por várias vezes. Geralmente nos momentos em que seu apoio faria a maior diferença. Ela não apenas falha continuamente em reconhecer o motivo pelo qual Alex deixou seu ex em primeiro lugar, mas quando Alex pede que ela preencha um formulário de testemunha em que ela é uma boa mãe para Maddy, sua mãe a decepciona. Um movimento que leva Alex em apuros quando ela vai ao tribunal com Sean (Nick Robinson) no dia seguinte.
E enquanto Paula mais tarde “compensa” isso pintando um mural colorido no quarto de Maddy, é um lembrete do tipo de decepção com que Alex tem que lidar quando se trata de sua mãe.
O relacionamento de Alex e Paula nunca é demarcado por linhas morais claras
No entanto, mesmo depois de toda essa decepção, o retrato da humanidade de Paula é suficiente para manter a crença do espectador em sua personagem. Embora fosse fácil para Maid deixar de lado Paula como outra figura inútil na vida de Alex e vê-la apenas como uma inimiga do progresso de sua filha, a série também nos dá espaço para avaliar as dificuldades que Paula enfrentou ao longo de sua vida. Isso porque, ela também teve experiências com violência doméstica, diante do seu transtorno bipolar não diagnosticado. Na verdade, ao longo de Maid, o relacionamento de Alex e Paula nunca é demarcado por linhas morais claras. A crença continuada de Alex de que sua mãe vai superar isso quando importa nunca parece frustrante. Porque o espectador também recebe aquela sensação de esperança – um fato que martela a complexidade emocional de sua situação.
Para uma série que de, outra forma, termina com uma nota de esperança, a ausência de Paula nesses momentos finais é um lembrete de que os relacionamentos familiares são muitas vezes alguns dos mais difíceis de navegar. Na verdade, embora Alex esteja preocupada em deixar sua mãe para trás e se defender sozinha, não podemos deixar de sentir que ela está melhor com a independência que a escolha de Paula lhe permite.
É uma conclusão para o enredo de Alex e Paula que permanece com espectador por muito tempo depois a série acaba. E resume o quão crua, honesta e brilhante Maid realmente é.
Não importa o quanto esperamos que Paula dê um passo à frente, no entanto, as coisas não se encaixam no final. Embora ela ceda aos pedidos de Alex para que seu braço seja examinado quando ela não consegue comparecer a uma importante consulta médica, e chega ao ponto de dizer a Alex e Maddy que ela começará uma nova vida com eles em Montana, a deixa no último minuto – em vez de escolher ficar para trás com seu novo parceiro, Micah.
Maid atualmente está no catálogo da Netflix. E então, você gostou da série? O que achou da relação de mãe e filha?