Ex-presidente da República afirmou, em debate na TV Globo, que a estatal obteve ganhos no governo petista
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, na madrugada desta sexta-feira, 30, durante debate presidencial na TV Globo, que “moralizou” a Petrobras. A declaração foi uma resposta à candidata do MDB à Presidência, Simone Tebet, que perguntou ao petista se, em eventual novo governo, o Partido dos Trabalhadores privatizaria estatais deficitárias.
“Moralizamos muitas coisas neste país, sobretudo a Petrobras”, afirmou o petista, ao responder à pergunta de Simone.
Durante os governos petistas, liderados por Lula e Dilma Rousseff, a Operação Lava Jato descobriu um esquema bilionário de corrupção na Petrobras, conhecido como “Petrolão”. O esquema envolvia cobrança de propina de empreiteiras, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e superfaturamentos de obras contratadas para abastecer os cofres de partidos, funcionários da estatal e políticos. Esse escândalo tornou-se alvo de investigações da Polícia Federal.
Último encontro
O terceiro debate entre os candidatos à Presidência da República está foi realizado nesta quinta-feira, na TV Globo. O evento teve início às 22h30, no horário de Brasília, e contou com a mediação de William Bonner.
Esse é o último encontro dos candidatos antes da eleição. O primeiro turno está marcado para 2 de outubro. Se houver segundo turno, será realizado em 30 de outubro.
Participaram do debate Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Felipe d’Avila (Novo), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB). Eles pertencem a partidos que têm, no mínimo, cinco deputados federais na Câmara.