O cacique estava entre as autoridades que participaram do relançamento do programa Farmácia Popular
Circula pelas redes sociais um vídeo onde o ex-presidiário e atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ignora um indígena que tenta cumprimentá-lo durante um evento em Recife, Pernambuco, na quarta-feira (7).
Gravado no Centro Comunitário da Paz Escritor Ariano Suassuna, o vídeo mostra a chegada do petista que cumprimenta algumas pessoas, mas, ao chegar próximo ao indígena, Lula empurra a mão do representante dos “povos originários” com bastante truculência.
Em seguida, o ex-presidiário acena para o público que participava da inauguração, disfarçando o empurrão que deu no apoiador que estava ao lado de autoridades.
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) foi um dos que comentou o ocorrido: “Sabe aquele papo de defesa dos índios? É só papo mesmo. Nunca ligou para “minorias”, apenas as usa como massa de manobra.
O indígena em questão é o cacique Marcos Xukuru, representante dos povos Atikum. Nas redes sociais, o cacique publicou uma imagem sobre sua participação no evento, exaltando o relançamento do programa Farmácia Popular. Ele não comentou sobre o empurrão do presidente.