Lula descarta carro e fará voo de 10 min. entre cidades vizinhas

Trajeto entre Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu é de 31 quilômetros

O Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue usando aeronaves para fazer deslocamentos de curta distância. Nesta terça-feira (4), o petista tem programado um voo de apenas dez minutos que parte de Puerto Iguazú para Foz do Iguaçu, cidades vizinhas na fronteira da Argentina e Brasil.

O trajeto entre as duas cidades é de 31 quilômetros e pode ser feito em aproximadamente 40 minutos de carro. Segundo a agenda divulgada pelo Planalto, entretanto, o presidente optou por fazer o deslocamento de avião, embora a viagem custe mais caro ao dinheiro do contribuinte. O voo sairá às 16h10 de Puerto Iguazú, onde o petista participa da cúpula do Mercosul.

A preferência de Lula por aeronaves vem chamando atenção.

Segundo levantamento da CNN, somente nos primeiros cinco meses de governo o petista já superou o número de vezes em que os ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) viajaram de helicóptero no Distrito Federal em todos os anos de seus mandatos.

Lula usou a aeronave 24 vezes nesses cinco meses, enquanto Bolsonaro utilizou por 11 vezes de 2019 a 2022 e Temer, por dez vezes entre maio de 2016 até dezembro de 2018.

Todas as vezes em que Lula voou com o helicóptero no DF era para transportá-lo do Palácio da Alvorada até a Base Aérea de Brasília. O mesmo trajeto pode ser feito de carro em cerca de 15 minutos no caso da utilização de comboios presidenciais.

COMPARTILHAR