Lula critica Bolsonaro: “Preferiu negacionismo e ódio”

Presidente atacou governo anterior durante lançamento de programa educacional

Nesta segunda-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reservou parte de seu discurso de lançamento do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada para atacar a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, o petista afirmou que seu antecessor preferiu o “negacionismo e ódio” durante a pandemia da Covid-19 e que a alfabetização de crianças foi preterida no período.

“Mais de um milhão de crianças foram largadas à própria sorte no processo de alfabetização. A grande verdade é que o atraso na alfabetização ocorre porque o Estado brasileiro falhou miseravelmente nos últimos anos”, declarou o petista no pronunciamento feito no Palácio do Planalto.

O presidente declarou que uma das falhas do governo foi achar que “repassar recursos para as escolas de Ensino Fundamental era gasto e iria comprometer o tal do equilíbrio fiscal”.

“[O Estado] Falhou porque não garantiu alimentação escolar de qualidade. Falhou porque, quando a pandemia levou ao fechamento das salas de aula, o governante anterior não cobrou soluções emergenciais para a educação, preferiu o negacionismo e o discurso do ódio. O resultado não poderia ser outro”, completou.

O programa voltado para alfabetização prevê um investimento de R$ 2 bilhões em 4 anos para que crianças saibam ler e escrever até o segundo ano do Ensino Fundamental.

COMPARTILHAR