Lula antecipa ida a Portugal, em meio a turbulência no governo

Presidente embarca para Lisboa nesta quinta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu antecipar para a noite desta quinta-feira (20) sua viagem para Portugal. O petista embarcaria para Lisboa nesta sexta (21), em uma agenda que inclui também a Espanha.

Desde que iniciou seu novo mandato, esta será a primeira ida de Lula à Europa. A comunicação do Palácio do Planalto anunciou a alteração na data de embarque, mas sem dar explicações acerca do motivo.

O presidente terá compromissos oficiais em Portugal até 25 de abril que incluem o presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro português, António Costa.

Lula irá entregar o Prêmio Camões ao cantor Chico Buarque, em Lisboa, no dia 24. No dia 25, ele embarca para Madri, na Espanha, e a expectativa é que haja um encontro com o primeiro-ministro Pedro Sánchez.

O rei da Espanha, Filipe VI, irá receber o petista, mas ainda não foi confirmado se com um jantar ou um almoço.

Essa será a quarta viagem internacional do atual mandato de Lula. Depois da posse, ele visitou Argentina e Uruguai. Em seguida, foi aos Estados Unidos e, mais recentemente, à China.

A viagem ocorre em meio à mais recente polêmica do atual governo. Nesta quarta (19), o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Gonçalves Dias, pediu demissão do cargo, após revelações de imagens em que ele aparece transitando na sede do Executivo Federal durante a invasão ao local no dia 8 de janeiro deste ano. O registro foi revelado pela CNN Brasil.

COMPARTILHAR