Lula “afaga” Arthur Lira antes de votação do PL da Censura

“Deixo a Câmara decidir”, disse o petista

No dia em que a Câmara avalia votar o projeto de lei (PL) da Censura, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu afagar o presidente da Casa legislativa, Arthur Lira (Progressistas-AL). Após reunião a portas fechadas nesta terça-feira (2), o presidente disse que não interferirá na tramitação do texto, pois cabe aos parlamentares o definirem.

“Eu procuro não me meter muito na questão da Câmara porque conversar com um já é difícil, imagina conversar com 513. Então, eu deixo a Câmara decidir a hora que ela quer votar. Vamos aguardar o resultado”, disse Lula no Palácio do Itamaraty.

A oposição tem se movimentado para postergar a votação do texto que tem apoio do governo Lula. Nesta segunda (1º), as big techs, como o Google, iniciaram uma ofensiva digital com anúncios e restrição de buscas pelo termo “PL das Fake News”. O objetivo da iniciativa era frear a tramitação do projeto, mas gerou a reação do governo.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, acionou a Secretaria Nacional do Consumidor para investigar eventuais condutas abusivas do Google, que divulgou em sua página principal que o PL das Fake News pode “piorar” a vida de usuários da internet. Dino ainda disse que a empresa tentou manipular e censurar o debate sobre a regulação do mercado das redes sociais.

Cabe a Lira definir o rito do projeto. Além disso, o parlamentar controla boa parte dos votos do Centrão, o que confere a ele poderes decisivos sobre o rumo do PL. Havia previsão de a Casa votar na noite desta terça o PL da Censura depois de aprovada a tramitação de urgência na última quinta (27). “Toda conversa que eu faço é sempre boa”, comentou Lula.

COMPARTILHAR