Diversos presidentes e premiês mandaram felicitações ao republicano nesta quarta-feira
Diversos líderes internacionais parabenizaram Donald Trump pela vitória nas eleições americanas nesta quarta-feira (6). Alguns dos chefes de Estado, inclusive, enviaram suas felicitações antes mesmo de a agência Associated Press oficializar o republicano como o 47° presidente dos Estados Unidos.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, parabenizou Trump pela “impressionante vitória” nas eleições e expressou sua esperança de poderem trabalhar juntos para alcançar uma paz justa na Ucrânia.
“Aprecio o compromisso de Trump com o princípio da “paz através da força” nos assuntos internacionais. É exatamente o princípio que pode, de uma forma prática, aproximar-nos de uma paz justa na Ucrânia”, disse Zelensky.
Já o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, felicitou o candidato republicano pela “maior virada da história” em uma mensagem nas redes sociais.
“Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo aos Estados Unidos e um retorno ao compromisso com a grande aliança entre Israel e os Estados Unidos. É uma grande vitória”, escreveu o premiê israelense na rede social X.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, chamou a vitória de Trump de “histórica”, disse que espera trabalhar com o republicano nos próximos anos e declarou que, “como aliados mais próximos”, seus países estão unidos na “defesa dos valores compartilhados de liberdade, democracia e empresa”.
“Do crescimento e da segurança até a inovação e a tecnologia, sei que a relação especial entre o Reino Unido e os EUA continuará prosperando em ambos os lados do Atlântico nos próximos anos”, acrescentou o líder trabalhista.
O presidente da França, Emmanuel Macron, por sua vez, disse estar pronto para trabalhar novamente com o republicano pela paz e a prosperidade, cada um com as suas convicções, enquanto que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, chamou Trump de “amigo” e disse esperar que Índia e Estados Unidos trabalhem para “promover a paz, a estabilidade e a prosperidade mundiais”.
“Meus mais sinceros parabéns, amigo Donald Trump, pela sua histórica vitória eleitoral. À medida que avance sobre as bases dos sucessos do seu mandato anterior, espero renovar nossa colaboração para fortalecer ainda mais a Associação Estratégica Global e Integral entre Índia e Estados Unidos”, escreveu Modi nas redes sociais.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, também utilizou o termo “amigo” e disse confiar que Trump contribuirá para parar as guerras na Faixa de Gaza e na Ucrânia.
“Espero que as relações entre a Turquia e os EUA sejam fortalecidas e se ponha um fim às crises e guerras regionais e globais, em particular a questão palestina e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia”, escreveu.
Em sua mensagem, o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, disse confiar que seu país e os Estados Unidos continuarão sua relação de trabalho “bem sucedida” para promover a prosperidade e a liberdade em ambos os lados do Atlântico.
“Parabéns Donald Trump pela sua eleição como presidente dos EUA. Alemanha e EUA têm uma longa e bem-sucedida história de trabalho conjunto para promover a prosperidade e a liberdade em ambos os lados do Atlântico. Continuaremos a fazê-lo para o benefício dos nossos cidadãos”, escreveu o político social-democrata na rede social X.
Na América do Sul, o presidente da Argentina, Javier Milei, disse que a vitória de Trump foi “formidável” e acrescentou que o republicano “pode contar com a Argentina para cumprir sua tarefa”.
“Agora, torne a América grande novamente. Você sabe que pode contar com a Argentina para cumprir sua tarefa. Sucesso e bênçãos. Saudações cordiais”, afirmou o presidente argentino.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, outra líder a parabenizar o republicano, convidou Trump para trabalhar em conjunto em uma agenda transatlântica que beneficia a União Europeia e os EUA.
“A UE e os EUA são mais do que apenas aliados. Estamos unidos por uma verdadeira parceria entre os nossos povos, unindo 800 milhões de cidadãos. Trabalhemos, portanto, juntos em uma agenda transatlântica sólida que continue fornecendo resultados para eles”, escreveu Von der Leyen em mensagem na rede social X.
Por fim, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, disse ter “grandes planos” com a volta de Trump à Casa Branca.
“Parabenizamos o senhor presidente Trump, temos grandes planos”, disse Orbán, considerado um dos principais líderes da direita global, em sua conta no Facebook.