A convite do presidente Lula, Stédile está em visita à China
João Pedro Stédile, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), confirmou que mais invasões de propriedades rurais vão acontecer. A fala ocorreu durante uma visita à China. Ele viaja pelo país como o membro da comitiva do presidente Lula.
“Naturalmente, a nossa base, durante o mês de abril, sempre se mobiliza para pressionar pela reforma agrária” disse Stédile, respondendo a um questionamento do jornalista Rodrigo Rangel, do Metrópoles. “Então, mobilização popular, manifestações, vigília, marchas, ocupações de latifúndio improdutivo ou de terras públicas fazem parte da nossa existência. Então, não há nenhuma novidade nisso.”
De acordo com o líder do MST, as invasões de terra não devem se limitar apenas a este mês.
As recentes declarações vão de encontro com um vídeo divulgado por Stédile na semana passada. Na gravação, ele diz que o movimento promoveria invasões de propriedades privadas rurais.
“Nosso movimento fará muitas manifestações em defesa da reforma agrária”, disse o líder do MST, em um vídeo publicado no Twitter, na sexta-feira 7. “Haverá mobilizações em todos os Estados: marchas, vigílias, ocupações de terras e as mil e uma formas de pressionar para que a lei e a Constituição sejam aplicadas, e que latifúndios improdutivos sejam desapropriados e entregues a famílias acampadas.”