Juiz mantém Adélio Bispo em prisão federal

Havia a possibilidade de transferência do autor da facada contra o presidente Jair Bolsonaro para presídio estadual

O juiz federal Bruno Savino, de Juiz de Fora (MG), determinou na quinta-feira 14 que Adélio Bispo de Oliveira, autor da tentativa de homicídio contra o presidente Jair Bolsonaro, em 2018, deve permanecer na prisão federal em Campo Grande (MS). Estava em avaliação a possibilidade de o preso ser transferido para um presídio estadual, medida rejeitada pela defesa de Oliveira em razão de ameaça de morte.

Tanto o Ministério Público Federal quanto o Departamento Penitenciário Nacional, vinculado ao Ministério da Justiça e responsável pela penitenciária de Campo Grande, se manifestaram a favor de que o preso seguisse internado em uma unidade federal.

No entanto, a decisão não tem relação com eventual liberdade, que somente será decidida depois de perícia psiquiátrica agendada para 25 de julho.

Oliveira confessou ter esfaqueado Bolsonaro em Juiz de Fora em setembro de 2018, durante a campanha eleitoral. Ele foi considerado inimputável, em razão do diagnóstico de transtorno delirante persistente, doença psiquiátrica que o impediu de entender o aspecto criminoso de sua conduta.

Em razão do diagnóstico de doença mental, Savino absolveu Adélio Bispo, mas determinou sua internação por período indeterminado. Nessa decisão, o juiz federal também estabeleceu uma reavaliação da condição mental de Oliveira a cada três anos. A primeira será, portanto, essa marcada para o fim de julho.

Fonte: Revista Oeste

COMPARTILHAR