Judiciário usurpa poderes do Executivo, critica Aldo Rebelo

‘Que poder tem o presidente da República hoje?’, interpelou

O ex-ministro da Defesa Aldo Rebelo afirmou que o Judiciário está usurpando atribuições do Executivo. “Que poder tem o presidente da República hoje?”, interpelou Rebelo, em entrevista ao site Poder360, no domingo 1°.

Conforme Rebelo, o Executivo já estava “fragilizado e enfraquecido” antes da ascensão do presidente Jair Bolsonaro. O ex-ministro lembrou ainda de decisões anteriores da Corte, como a de impedir Michel Temer de nomear Cristiane Brasil para o Trabalho e assinar um indulto natalino, além de desautorizar a indicação de Bolsonaro para a chefia da Polícia Federal.

Rebelo continuou as críticas. “O Supremo tem de respeitar as atribuições do Executivo e o Executivo do Supremo”, defendeu. “Aqui, infelizmente, o respeito é uma expressão que perdeu muito prestígio e teve seu conceito rebaixado.”

Aldo Rebelo comenta declarações de Barroso

O ex-ministro da Defesa fez observações sobre as falas de Barroso envolvendo o papel das Forças Armadas nas eleições. “Um juiz da Suprema Corte tratar de um tema desses nos autos, como magistrado, ok. Sair oferecendo opinião política sobre esses temas, principalmente no exterior, não”, observou.

Conforme Aldo Rebelo, “todo brasileiro deve ter cuidado ao tratar dos problemas internos do país”. “Eu sempre procurei muita prudência, mesmo quando era líder de oposição. O ministro do Supremo é inteligente, preparado, culto, mas foi imprudente ao tratar de problemas tão sensíveis.”

COMPARTILHAR