Jornal francês chama Lula de “falso amigo do Ocidente”

Publicação critica visão do petista sobre ataques à Ucrânia e sua amizade com Nicolás Maduro

Nesta sexta-feira (23), o jornal francês Libération publicou em sua capa uma chamada com críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamando-o de “decepção” e “falso amigo do oriente”.

A crítica se refere ao posicionamento do petista em relação aos ataques russos contra a Ucrânia. Para a publicação, Lula apoia Vladimir Putin.

“O presidente brasileiro não é o precioso aliado que imaginávamos, especialmente quando se trata de ostracizar o novo pária do Ocidente: a Rússia, culpada de uma invasão intolerável à Ucrânia”, diz a publicação.

A visita do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ao Brasil, também foi alvo de críticas. O jornal francês mostra indignação com a boa relação entre Lula e o ditador que tem cometido “abusos na República Bolivariana do Autoritarismo”.

Sobre a decepção, o Libération diz que a comunidade internacional esperava em Lula “um messias”, mas, na verdade, trata-se de “uma miragem ou uma imagem embaçada”.

Ainda assim, a publicação entende que a postura do atual presidente brasileiro é melhor que a de seu antecessor, Jair Bolsonaro.

COMPARTILHAR