Item voltou a ser obrigatório em aviões e aeroportos em novembro do ano passado
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) protestou contra a obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aviões. O parlamentar retornava de Brasília para o Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (14), quando, em suas palavras “foi obrigado a colocar a focinheira”.
“Estou voltando de Brasília para o Rio e, ao entrar no avião, fui obrigado a colocar a focinheira, uma determinação da Anvisa”, iniciou o deputado.
Jordy lembrou do carnaval, que se inicia nesta semana, e que é uma festa que promove muita aglomeração.
“Lembrei que em poucos dias começa o carnaval com muitas multidões se aglomerando. Será que a Anvisa também vai cobrar máscara dos foliões nos blocos de rua e demais festas lotadas ou o vírus só circula no interior dos aviões? Hipocrisia, incompetência ou controle?”, completou, em publicação em sua rede social.
Jordy é um dos autores do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 384/22, que anula a resolução 754 da Anvisa que voltou a tornar obrigatório o uso de máscaras de proteção individual em aeroportos e aeronaves do país desde 22 de novembro de 2022.
Também são autores do projeto os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL- SP), Bia Kicis (PL-DF) e Dr. Luiz Ovando (PP-MS).