Desde o lançamento oficial, em 21 de outubro de 2021, outras 100 unidades foram vendidas para entrega em 2023 – com mais de 3.000 pré-encomendas durante o mesmo período
A empresa sueca Jetson Aero construiu o que chama de “primeiro veículo aéreo pessoal disponível comercialmente” e espera que, no futuro, ele possa substituir os carros tradicionais como principal meio de transporte no mundo. O nome do carro voador é Jetson ONE.
A companhia diz que não é necessário ter licença de piloto para operar a máquina e que leva apenas cinco minutos para aprender a conduzi-la. Por enquanto, o produto é voltado apenas para a diversão, já que a bateria dura apenas 20 minutos.
O “brinquedinho” custa US$ 92 mil e pode ser encomendado para que o comprador termine a montagem em casa.
Jetson ONE, o carro voador que quer mudar meios de transporte
A Jetson é uma empresa que se coloca no mercado com a missão de mudar a forma como viajamos. Seu objetivo é tornar os céus disponíveis para todos com um veículo aéreo elétrico pessoal seguro.
O protótipo foi concluído na primavera de 2018 e, até agora, eles se dizem “muito ocupados trabalhando em uma versão amigável ao consumidor”. Esse projeto resultou no Jetson ONE, um veículo aéreo elétrico pessoal disponível comercialmente – que você pode comprar e voar.
A Jetson foi fundada por Peter Ternström e Tomasz Patan em 2017.
Especificações técnicas
Peso do jetson: 86 kg
Peso máximo do piloto: 95 kg
Dimensões: 2480 mm / 1500 mm / 1030 mm
Largura quando dobrado: 900 mm
Hora do voo: 20 minutos
Velocidade de vôo de nível superior: software limitado a 102 km/h (63 mph)
Teto de serviço: acima de 1500 pés AGL
Controles de vôo: Joystick de 3 eixos, alavanca do acelerador
Tipo de Bateria: Íon-lítio de alta descarga
Tempo de recarga: 1h em 220V, 2h em 110V
Potência total máxima: 88KW
Tipo de chassi: fuselagem espacial totalmente em alumínio
Tipo de motor: Outrunner elétrico sem escova de alta potência
Mais de 100 unidades vendidas
Desde o lançamento oficial, em 21 de outubro de 2021, outras 100 unidades foram vendidas para entrega em 2023 – com mais de 3.000 pré-encomendas durante o mesmo período.
“É importante para nós encontrar os investidores certos agora à medida que expandimos e expandimos nossa empresa. A Jetson está procurando globalmente uma empresa que compartilhe nossa visão. […] Estamos na vanguarda de uma nova indústria. O conjunto de habilidades necessárias para liderar neste setor é incrivelmente de nicho. Assim como a mentalidade e a energia de estar em uma empresa que quer moldar o futuro”, dia Tomasz Patan, cofundador da empresa.
O que são os eVTOL?
TOL é a sigla em inglês para veículo de decolagem e pouso vertical, como os helicópteros. Já o eVTOL tem o mesmo conceito, mas com motorização elétrica. É esse tipo de modelo que tem sido chamado de “carro voador”.
“Trata-se de um veículo totalmente silencioso, adequado às cidades”, diz Camilo Adas, presidente da SAE Brasil. “Os motores, um para cada hélice, são o que mais diferencia o eVTOL de outras aeronaves, como os helicópteros.”
Por sua concepção, o eVTOL pode ser capaz de rodar, tanto como um automóvel, quanto como aeronave (embora existam poucos projetos nesse sentido). “Para isso, é necessário o uso de dois módulos. Ora o veículo fica conectado ao terrestre, ora ao aéreo”, opina Adas.