Jean Wyllys compara cartaz de evento ao nazismo e ganha resposta

“Tem que lavar a tua boca para falar dos catarinenses”, rebateu a deputada Carol de Toni

Um comentário feito pelo ex-deputado federal Jean Wyllys, na última sexta-feira (27), causou revolta em parlamentares de Santa Catarina e em moradores de uma cidade do estado. O ex-parlamentar usou as redes sociais para comparar o cartaz da tradicional Schützenfest, de Jaraguá do Sul, ao nazismo.

“A estética da propaganda nazista alemã para promover uma “festa de atiradores” em região do Brasil para onde fugiram muitos dos nazistas alemães para não pagarem por seus crimes”, escreveu Jean, no Twitter.

Em resposta, a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul emitiu nota de repudio.

“A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul vem a público manifestar sua indignação e repúdio às declarações ofensivas, inverídicas e discriminatórias publicadas no perfil do Twitter do ex-deputado Jean Wyllys, que fazem referência à Schützenfest, a maior festa de atiradores do Brasil, tradicionalmente realizada na nossa cidade”.

A deputada federal Carol de Toni chamou de absurdo o post de Jean. Ela gravou um vídeo rebatendo a fala de Wyllys.

“Que porcaria, que mentira que você está falando aqui! Os colonizadores alemães vieram para Santa Catarina desde 1828 e ali na região a cultura do tiro está presente desde 1906, muito antes das duas guerras mundiais, muito antes de existir nazismo. (…) O que falar dessa ofensa ao povo de Santa Catarina? (…) Você tem que lavar a tua boca para falar dos catarinenses. Nós temos muito orgulho da nossa cultura, das nossas tradições. (…) Mas o que esperar de Jean Wyllys? Um baita de um covarde, que não aceitou a vitória do presidente [Jair] Bolsonaro, renunciou ao seu mandato e fugiu do Brasil. E para onde ele foi? Ele foi para a Alemanha. Seu ingrato”, declarou Carol.

Confira:

Quem também se manifestou foi o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB). Segundo ele, Jean perdeu a chance de ficar calado.

“Jean Wyllis, perdeste a chance de ficar calado. Represento essa comunidade com orgulho, onde tenho minha família, e não há nada de cultura nazista. Tradição do tiro veio com nossos antepassados da Hungria/Alemanha/Áustria/Itália, meados do século 19. Aproveite para pedir desculpas”, rebateu.

O deputado federal Rodrigo Coelho chamou a crítica de Wyllys de repugnante.

“Repugnante e inaceitável essa crítica infundada do Sr. Jean Wyllys sobre a Schützenfest de Jaraguá do Sul. Falar sobre o que não se conhece é pura ignorância! Os catarinenses merecem respeito e nossa história é marcada por muito trabalho, honra e conquistas. A Festa de Atiradores é um orgulho para toda Santa Catarina e continuará preservando com dignidade a cultura germânica de milhares de famílias catarinenses”, respondeu.

COMPARTILHAR