Jill Biden avisou pela manhã que faltaria à agenda
A primeira-dama americana, Jill Biden, iria receber a primeira-dama brasileira, mais conhecida como Janja, na tarde de sexta-feira 9, mas pela manhã, cancelou o encontro com a petista. As duas iram se reunir duas horas antes da reunião de Lula e Joe Biden.
A primeira-dama americana alegou que estava indisposta e cancelou a agenda do dia. “Ela se sentiu mal pela manhã, fez exame para covid-19, com resultado negativo, e não participará dos eventos programados para hoje”, informou a Casa Branca em nota.
Joe Biden reforçou a ausência da esposa. “ Você sabe que minha mulher ficou doente e não conseguiu comparecer hoje”, disse o presidente americano a Janja durante encontro com o petista.
Sem Jill, Janja fez um tour pela Casa Branca, acompanhada de auxiliares em uma visita guiada pela sede do governo norte-americano.
Além de Janga, a comitiva brasileira contou com os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Márcio Elias Rosa (Desenvolvimento Econômico), além do assessor especial Celso Amorim e o senador Jaques Wagner (PT-BA).
Lula retornou ao Brasil neste sábado 11. A comitiva chegou à capital dos Estados Unidos na quinta-feira 9.
Depois do primeiro encontro com Biden, Lula disse que os Estados Unidos vão participar do Fundo Amazônia que hoje conta com o financiamento da Alemanha e da Noruega. O petista disse que debateu a necessidade dos países ricos assumirem a responsabilidade de financiar todos os que têm florestas.