Instituto citou equívoco ao registrar data de levantamento
O Ipec (ex-Ibope) corrigiu os dados sobre o período de coleta de campo do estudo de intenções de voto para governo e Senado no Paraná. Publicada às vésperas da eleição, no sábado 1º, a informação inicial dava conta que a pesquisa havia sido realizada entre 29 de setembro até a divulgação, 1º de outubro. As entrevistas, contudo, foram feitas antes: de 28 a 30 de setembro.
Em nota lida no Boa Noite Paraná, telejornal de uma afiliada da TV Globo em Curitiba, na segunda-feira 3, o Ipec informou que o erro ocorreu durante a “digitação no release” com os resultados do estudo.
A pesquisa do Ipec projetava o governador reeleito Ratinho Jr. (PSD) com 62% dos votos válidos na disputa pelo Executivo estadual. O candidato levou a disputa ainda no 1º turno, mas com 69,6% dos votos válidos, 4,6 pontos porcentuais (p.p) acima da margem de erro do levantamento, de 3 p.p.
Outro ponto de crítica em relação ao Ipec é a distância abissal entre o resultado da pesquisa da disputa ao Palácio do Planalto no primeiro turno e a projeção divulgada pela empresa de pesquisas na véspera da eleição, em 1º de outubro:
Lula 51% x 37% Bolsonaro (margem de erro de 2 p.p.);
Resultado nas urnas: Lula 48,43% x 43,2% Bolsonaro.