Homem tetraplégico de 43 anos recebe permissão para suicídio

Ele perdeu os movimentos após sofrer um acidente de carro

Um homem de 43 anos de idade, identificado como Mario, recebeu autorização para realizar suicídio assistido na Itália. No país, a prática não é regulamentada.

“Sinto-me mais leve, me livrei de toda a tensão acumulada nos últimos anos. Estou cansado e quero ser livre para escolher o fim de minha vida. Ninguém pode me dizer que não estou mal o bastante para continuar vivendo nessas condições e me condenar a uma vida de torturas”, declarou Mario.

O homem ficou tetraplégico após sofrer um acidente de carro há mais de dez anos. A autorização foi concedida pelo sistema público da região de Marcas, sendo baseada em uma determinação da Corte Constitucional. Em 2019, o órgão declarou que uma pessoa pode ajudar outra a cometer suicídio sem estar passível à punição.

Mario entrou com uma ação ainda em 2020 pedindo autorização para cometer o suicídio. Para ter seu pedido atendido, o italiano precisou provar que atendia aos requisitos, como ser mantido vivo com apoio de terapias paliativas, sofrer de patologia irreversível que provoque sofrimentos intoleráveis, ser plenamente capaz de tomar suas próprias decisões e não ter intenção de submeter-se a outros tratamentos para dor.

COMPARTILHAR