Uma fiel da igreja, que se identifica como Isis Vermouth, afirmou que “todos (os satanistas) vamos rogar uma praga” contra o responsável
Um templo histórico da Igreja de Satã em Poughkeepsie, no norte do estado de Nova York (EUA), foi destruído em um incêndio criminoso ocorrido na madrugada de quinta-feira (14/1). Conhecido como Halloween House, o tempo foi seriamente danificado pelas chamas.
A casa, construída em 1900, serviu como um centro, ao estilo Família Addams, para os adeptos locais da religião, relatou o “Poughkeepsie Journal”.
Imagens de câmera de segurança mostraram um homem caminhando na direção da casa por volta das 5h de quinta-feira com duas latas cheias de gasolina. Ele derramou o combustível na varanda da frente e ateou fogo. Duas pessoas escaparam da casa ilesas, disseram as autoridades locais.
Peter H. Gilmore, sumo sacerdote da Igreja de Satã, prestou homenagem à casa e a seu ex-proprietário, Joe ‘Netherworld’ Mendillo, um ativo membro da igreja que morreu no ano passado. Atualmente, o imóvel pertence ao performer Matthew Camp, que também tem uma página com conteúdo erótico para assinantes.
“O legado de Joe viverá, embora a casa extraordinária que ele cultivou com tanto cuidado tenha sido destruída pelo ato odioso de um indivíduo profundamente perturbado”, disse Gilmore no comunicado, que a Igreja de Satanás enviou ao “Guardian”.
É improvável que a casa seja restaurada por causa dos extensos danos causados pelo incêndio, disse Gilmore, que mora no quarteirão que os membros da igreja chamam de “Distrito da Bruxaria” de Poughkeepsie.
O autor do crime ainda não foi identificado. De acordo com a agência AP, uma fiel da igreja, que se identifica como Isis Vermouth, afirmou que “todos (os satanistas) vamos rogar uma praga” contra o responsável.
A Igreja de Satã foi fundada por Anton Szandor LaVey em 1966, em São Francisco (Califórnia). Ele foi o sumo sacerdote da religião até 1997, quando morreu. A igreja virou “cult” e atraiu algumas celebridades, como a popular atriz americana Jayne Mansfield.